O Que Fazer em Londrina: parques e natureza

O Que Fazer em Londrina: parques e natureza

Londrina é a segunda maior cidade do Paraná e conta com diversos atrativos para passeios em parques urbanos repletos de natureza! 

Hoje a cidade é um grande polo regional, com muitas empresas e negócios acontecendo diariamente, mas não deixou de ser um ótimo destino turístico para toda a família e turistas que adoram curtir áreas ao ar livre, explorar parques, cachoeiras, trilhas e passeios que envolvam o meio ambiente. 

Confira abaixo as melhores atividades para curtir os parques e a natureza de Londrina.

 

1. Lago Igapó

Sem dúvidas o Lago Igapó é um dos maiores cartões-postais de Londrina. O local foi projetado em 1957 e inaugurado em 1959 como solução para a drenagem do rio Cambezinho e a partir do lago é formado o Parque Linear do Cambé, um conjunto de quatro lagos e um aterro.

O lago é o espaço verde mais frequentado da cidade. Em seu entorno são 2,5km de pista de caminhada e totaliza 6,1km com as trilhas ao redor. Com a profundidade máxima de 4,9 metros, é possível praticar canoagem, caiaque, sup, remo, entre outros esportes náuticos. Também possui lanchonetes e é onde ocorrem eventos e parte da programação de Natal em Londrina.

Foto via Depositphotos.

 

2. Bosque Marechal Cândido Rondon

Localizado na região central da cidade, entre as avenidas Rio de Janeiro e São Paulo, e ao lado da Catedral Metropolitana, o bosque é um espaço arborizado pequeno, mas que pode entrar no seu roteiro pelo centro da cidade. 

São cerca de 20 mil metros quadrados, duas grandes quadras, com várias espécies da flora, além de parquinho infantil, banheiros, bancos, pista de cooper e equipamentos para exercícios físicos.

 

3. Jardim Botânico de Londrina

No Jardim Botânico de Londrina são realizadas pesquisas para conservação de espécies nativas e exóticas do estado. Durante a sua visita você verá lagos, estufas, poderá fazer trilhas e aproveitar as pistas de caminhada. Muitos moradores aproveitam as tardes para fazer piquenique por lá. 

O Jardim Botânico fica na Avenida dos Expedicionários, 200, no Conjunto Residencial Vivendas do Arvoredo, e abre de terça a domingo, das 8h às 18h, com entrada gratuita.

 

4. Salto do Apucaraninha e Reserva indígena

O Salto do Apucaraninha é uma cachoeira distante 80 km do centro de Londrina, já na divisa com, e famosa na região. São 116 metros de queda d’água do rio Apucaraninha, afluente do rio Tibagi. No local não há estrutura turística, apenas um mirante de onde é possível ver toda a beleza da cascata, bem como o cânion e vale. Lindo e que vale a pena a visita. 

O Salto fica dentro da Reserva indígena Apucaraninha, pertence aos índios Kaingang. Por mais que não seja obrigatório uma autorização formal da FUNAI, é sempre bom ligar para o órgão e avisar da visita. Assim evita problemas por chegar em algum momento inoportuno. 

         Contatos da FUNAI Londrina: (43) 3339-2588 /3329-3080 ou 9165-3131 9911-7345, email: funai@sercomtel.com.br.

Para chegar lá siga pela PR-445 (Rodovia Censo Garcia) até o Distrito de Lerroville. Lá, acesse a estrada rural que vai até a cachoeira. São cerca de 21km de estrada de chão em boas condições. O carro pode ser estacionado bem próximo do mirante e de lá sair para caminhadas pela natureza.

Foto é do turistandopeloparana.com/salto-do-apucaraninha-natureza

 

5. Parque Estadual Mata dos Godoy

O parque estadual é uma reserva de mata nativa com cerca de 690 hectares que existe desde 1989. Fica a 20 km do centro de Londrina e possui trilhas rústicas e muita natureza. São 3 trilhas principais que podem ser percorridas a pé: 

  • Trilha do Projeto Madeira
  • Trilha Interpretativa ou das Perobas e Figueiras
  • Trilha Álvaro Godoy ou dos Catetos

Há também trilhas para bike, porém não há estrutura turística. 

O parque funciona de terça a sexta-feira: das 8h30 às 17h30, e aos domingos e feriados: das 13h30 às 17h. Há um ônibus que passa em frente ao parque, da linha Londrina/São Luiz.

 

6. Parque Arthur Thomas

É um importante remanescente florestal de Mata Atlântica do norte do Paraná, sendo ideal para caminhadas e momentos de relax pertinho da natureza.

O parque Arthur Thomas fica localizado próximo do centro de Londrina, às margens da Avenida Dez de Dezembro, e no passado havia uma usina hidrelétrica no local. Passou por várias revitalizações e hoje tem trilhas e espaços para educação ambiental. 

Você pode caminhar, contemplar o lago, acessar a mata e observar os animais como os macacos-prego, quatis, lagartos e muitas aves. Há ainda uma pequena trilha para chegar até uma cascata de 20 metros de altura.

O Parque Arthur Thomas funciona de terça-feira a domingo, das 8h às 17h, com entrada gratuita.


Agora você já sabe as melhores atrações de natureza para aproveitar em Londrina durante a sua viagem e pode se programar para passar dias com muitas atividades na cidade! Precisando de informações, pode contar com a gente!


Venha curtir Londrina ao máximo! Hospede-se no Londres Royal Hotel.